Fornecedores de bens e serviços para o setor público terão à disposição mais uma ferramenta para acompanhar oportunidades de participação em licitações: o App ComprasNet Mobile. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Google Play e Apple Store. A partir das 5 da manhã, em dias úteis, os usuários do App receberão notificações no celular sobre a abertura das licitações de bens e serviços, bem como detalhes para participar de licitações do Executivo federal.
"Isso facilita muito a comunicação e o acesso à informação dos pequenos fornecedores. Democratiza o processo de compras governamentais e também facilita o controle, seja para os órgãos de controle ou para o cidadão que quer acompanhar a licitação. Ele sabe o que está acontecendo com muito mais qualidade", afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel.
Entre as funcionalidades disponíveis destaca-se a possibilidade de o usuário ser alertado apenas sobre contratações de seu interesse. As informações são apresentadas de forma prática e simples. Nesta primeira versão, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
- Licitações – permite a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item licitado;
- Central de Mensagens – é uma espécie de correio eletrônico que envia mensagens para o usuário sobre assuntos relacionados ao sistema de licitações, como atualizações, mudanças, publicações de normas relacionadas ao tema;
- Parametrização – permite a configuração de filtros para que sejam enviados avisos sobre as licitações publicadas no dia, de acordo com a área de interesse selecionada (ex: material de escritório, serviço de limpeza) e região do País;
- Opção do ME/EPP – é uma funcionalidade que permite exibir licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, de acordo com o estabelecido na Lei Complementar nº 147/2014.
Há cerca de 12 milhões de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte registrados no País, de acordo com o Sebrae. Desses, aproximadamente 2% estão aptos a vender para o Governo.
“O aplicativo facilitará a ampliação da participação das empresas às licitações públicas e vai gerar um ciclo virtuoso, proporcionando desenvolvimento local, gerando empregos, ampliando a competitividade e reduzindo os valores das compras”, destaca Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia.
Essa é uma iniciativa que surge a partir da parceria firmada entre o Ministério da Economia e o Sebrae, que investirá aproximadamente R$ 11 milhões na modernização do sistema de compras públicas do Governo Federal (Comprasnet). O App Comprasnet Mobile é a primeira entrega dessa atuação conjunta. Nos próximos dois anos, haverá implantação de novos módulos no sistema e desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operacionalização.
Mais informações sobre o APP ComprasNet Mobile podem ser obtidas aqui ou pelo telefone 0800-978 9001.