Em um encontro para promover o avanço da infraestrutura educacional no Brasil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em colaboração com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), realizaram nesta terça-feira, 20, a Oficina de Infraestrutura Educacional. O evento, que ocorreu no auditório da autarquia federal, teve como principal objetivo revisar e enriquecer o portfólio de projetos referenciais do FNDE para o quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Este ciclo do PAR visa oferecer um diagnóstico preciso, além de planejamento e gestão efetivos para políticas educacionais. A iniciativa é parte de uma estratégia de assistência técnica e financeira proporcionada aos entes federados, buscando aprimorar a qualidade e a equidade na educação básica.
Durante o evento, a Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE apresentou novos projetos-padrão focados na construção de escolas destinadas a comunidades indígenas, quilombolas e rurais. Além disso, foi discutida a implementação de um sistema de energia fotovoltaica em unidades escolares, com a previsão de instalação em escolas-piloto.
Flávia de Holanda Schmidt, diretora do FNDE, enfatizou a importância do evento como um momento de intercâmbio estruturado com as áreas técnicas do MEC. "Essa colaboração é crucial para diversificar e atualizar as iniciativas de infraestrutura educacional dentro do PAR. Alinhar nossas ações com os programas prioritários do ministério é uma diretriz essencial de nossa gestão, e a oficina de hoje é um passo importante para definirmos nosso plano de ação para 2024, com foco persistente na educação básica de qualidade e equidade", afirmou Schmidt.
Alinhamento pedagógico e de infraestrutura
A diretora de apoio à gestão educacional da SEB, Anita Stefani, destacou a relevância do evento para a melhoria contínua da infraestrutura educacional no país. "O objetivo inicial é alinhar cada vez mais áreas técnicas de âmbito pedagógico da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Diversidade e Inclusão, para dialogar melhor com os projetos de infraestrutura educacional que o FNDE desenvolve e toca", explicou Stefani.
Stefani frisou ainda que o encontro foi uma oportunidade valiosa para revisar o portfólio atual de projetos do FNDE e identificar as necessidades emergentes de populações e modalidades educacionais específicas, visando à inclusão de novos projetos no portfólio.
Representando a Secadi, Maurício Ernica destacou a relevância do encontro para a cooperação entre o FNDE e as secretarias do MEC. "A oficina é um marco na nossa colaboração contínua para abordar o desafio crítico da infraestrutura educacional. A Secadi mantém uma relação sólida com o FNDE, que está sempre atento às nossas necessidades, especialmente no que diz respeito à oferta educacional diferenciada e ao cuidado com populações com demandas específicas. Estamos otimistas de que as deliberações de hoje se converterão em ações concretas para atender a essas necessidades", disse Ernica.
O encontro sela mais um esforço conjunto do governo federal para enfrentar os desafios da infraestrutura educacional no Brasil, visando transformar as demandas em ações efetivas que beneficiarão comunidades por todo o país.
|