Colaboradores serão habilitados para atuar na nova plataforma de ensino a distância da autarquia
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou nesta terça-feira, 16 de junho, um projeto de capacitação dos tutores do Programa Formação pela Escola. São cerca de 3 mil colaboradores que atuam nos diversos cursos de assistência técnica promovidos pela autarquia para atender gestores educacionais e demais integrantes da comunidade escolar.
“A capacitação é totalmente a distância e a intenção é formar uma rede de tutores para desenvolver o conhecimento na nova ferramenta de EAD [Ensino a Distância] da autarquia. Desta maneira, será possível levar aos técnicos e gestores municipais de educação e comunidade escolar novos conteúdos voltados à assistência técnica sobre os programas do FNDE”, explica o assessor de educação corporativa, Carlos Fortini.
Os tutores realizarão atividades gerenciais, intermediando e facilitando os métodos de aprendizagem. Caberá a eles o papel de trazer informações sobre os cursos, conduzir o processo de educação a distância e estimular os cursistas a se envolverem no processo de aprendizado de maneira ativa, criativa e cooperativa.
Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem – O FNDE lançará no começo do próximo semestre um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, até lá, todos os profissionais que atuam na tutoria dos cursos a distância serão capacitados.
Na plataforma, além de materiais de assistência técnica aos estados e municípios, como vídeos e podcasts, serão disponibilizados cursos sobre os principais programas gerenciados pela autarquia, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Também haverá capacitações sobre obras de infraestrutura escolar, prestação de contas, entre outras.
ResponderEncaminhar |